segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dia de todos os santos

Hoje celebra-se o "Dia de Todos os Santos". O Evangelho da missa de hoje, Mateus 5, 1-12 é conhecido como "sermão das bem-aventuranças". Jesus sobe à montanha e aí proclama felizes os que se santificam na sua passagem por este mundo.

Mais adiante, Mat.5,48, encontramo-las sintetizadas na exortação:  «Sede perfeitos como Deus, vosso Pai celeste, é perfeito». Trata-se de uma orientação a dar à mais poderosa força que nos anima a que chamamos desejo. O desejo de nada desejar é desejo ainda, tanto quanto desejar mais do que tudo, que é desejar o próprio Deus: «Gott über alle Gabe».

Jch bitte dich mein GOtt zwar offt umb deine Gaben /
Doch wisse daß ich dich viel lieber selbst wil haben.
Drumb gieb mir was du wilt / es sey auch ewges Leben:
Giebstu mir dich nicht selbst / so hastu nichts gegeben. 
(C.W., 4:30. GOtt über alle Gaben.)

Ao chamar-nos a olhar Deus como Pai, Ele irmana-nos conSigo e uns com os outros; não, porém, segundo o modelo da família humana, tantas vezes fonte e campo de desentendimento e conflito (como Ele próprio o apontou), mas como comunidade daqueles que escolhem o caminho da perfeição a que são chamados. A comunidade dos filhos de Deus não se institui, acontece: «onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome». Reunidos, no sentido etimológico do termo, unidos na relação de cada um com Ele pelo Espírito Santo.

Trata-se de uma relação de amor, um amor que irrompe da relação e a sustenta, de onde Ele ser verdadeiramente o Caminho que, pelo amor, do amor ao amor conduz. A via das concepções de Deus, mesmo a que pretende passar além delas, delas se libertando («toda a Ciência transcendendo») ficará sempre incomensuravelmente aquém da via experiencial deste amor.