terça-feira, 9 de novembro de 2010

coming true giving rise to wishful thinking

Há muito tempo, quando por imposições académicas tive de estudar D.H.Lawrence, vi um filme em que a protagonista estava envolvida numa investigação sobre a íntima relação entre a vida e a obra deste autor, acontecendo que, a certa altura, o que averiguava e descobria na literatura ia simultaneamente tendo lugar na sua própria vida. Esta ideia não é, evidentemente, inédita... Quem poderá esquecer Poe e A Queda da Casa de Usher?
Trata-se de um fenómeno que não será incomum ou não o teria vivido eu mesma. Tudo começou quando penetrei mais fundo no estudo dos místicos,  acabando por me centrar em Thomas Traherne (depois de o ter  longo tempo estudado a par de Angelus Silesius, seu contemporâneo, para finalmente ter sido forçada a optar pela linguística em detrimento dos estudos comparados). 

Não se trata de um wishful thinking coming true, mas de um coming true giving rise to wishful thinking. Um daqueles casos em que os efeitos antecipam as causas? Quando me deparei, na escrita de Gabriela Llansol, pareceu-me de imediato familiar o que estaria porventura subjacente àquele "tu cá-tu lá" com figuras-personagens, porventura tão "vivas" para ela como para mim o são aqueles com quem tão de perto tenho lidado. Ou será tudo aquilo uma mera ilustração de teorias da literatura (que simultaneamente suscita)? Quero crer que não...  mas que importa isso?