segunda-feira, 15 de junho de 2009

"Eu sou o caminho"

Quando ocorreu o que apenas posso chamar "puro acontecer" é que tomei consciência de que todo o trajecto percorrido conduzia àquele momento. O que de mim poderia ter passado além não o posso saber ("a luz apaga-se se passa o umbral"). O que sei é que já não era a que fora até ali. Desci as escadas como se descesse a montanha de que tivesse alcançado o cimo sem ter consciência de lá ter estado. Em face de tudo o que se seguiu perguntei-me se o fim não estaria próximo. Causava-me espanto que estas coisas pudessem estar a acontecer e a acontecer comigo. Tudo era, no entanto, inerente ao início da viagem que verdadeiramente começava ali (todo o "antes" mais não fora do que a preparação).
A experiência, entendendo-a como caminho a traçar-se, haveria de acompanhar, senão mesmo a decorrer da escrita. E esta sempre na senda da poesia.
"Eu sou o caminho", disse Ele.
É este caminho que me faz caminhante e àquele que neste caminho encontro a quem estendo e que me estende a mão.