quinta-feira, 24 de setembro de 2009

diferentes mundos numa mesma realidade

Há já tanto tempo que não tenho oração, ainda que possa encarar como tal (há tanto modo de orar...) esta rápida sucessão de dias entregues a actividades domésticas intermináveis, numa luta com o pensamento que me desliga delas e me leva aonde nem sei. Ando assim num entre mundos, que é afinal o meu mundo, não etéreo (como o pensam, dado o meu alheamento), mas com uma realidade própria, sendo ao mesmo tempo a de toda a gente. Dizem que os autistas vêem e retêm indescriminadamente tudo à sua volta, enquanto as pessoas comuns seleccionam consoante a orientação da sua mente (e coração, claro) para significados (que, de qualquer maneira, não estão aí, à espera de serem seleccionados, o que é uma outra questão). Como em tudo, também nisto haverá uma "curva de Gauss" e por isso se fala no mundo das pessoas "normais". Nesta perspectiva, o "não normal" é apenas uma mais acentuada diferença.