domingo, 19 de dezembro de 2010

Богородице, Дево, радуйся (Bogorodice, Djevo, radujsja) Sergej Rahmanjinov


Bogorodice Djevo,

radujsja, blagodatnaja Marije,

Gospod s Toboju!

Blagoslovena ti v ženah,

i blagosloven plod čreva tvojego.

jako Spasa rodila jesi duš naših.


A «palavra de profecia» anunciou-me também que encontraria em Maria, e, com ela na Sagrada Família, um sentido que anularia aquele como que estranhamento que sempre sentira ao dirigir-lhe orações ou cânticos como se intermediasse uma relação que me parecia poder e dever ser directa. Se esta anunciação me fez estremecer, o certo é que não me surpreendeu, tanto quanto vinha a tomar consciência de uma mudança significativa no modo como, nesta incapacidade que se arrasta de «ter oração», tenho invocado o seu auxílio e confiado à sua protecção aqueles que de algum modo me terão sido confiados e que mais precisam dela. Num esforço de recapitulação já não sei se foi Maria que me trouxe aquele que não sem razão nasceu sob o seu signo tendo-lhe, como lhe tem, uma particular e especial devoção, se foi ele que, por isto mesmo, a tornou para mim mais próxima, se as duas coisas, uma na outra implicadas.