terça-feira, 24 de março de 2009


Será que são loucos os que correm atrás do que muitos dirão serem miragens, convictos (para seu mal... ou maior bem) de que são a verdadeira realidade. Se essa é a sua loucura, essa é também a sua solidão. São tão poucos que dificilmente se encontram neste plano da existência e cada um passará por ela irremediavelmente só. Porfiam e os anos passam...

Não há contradição em que ao mesmo tempo desejem fruir o mundo, não em obediência a um profano "carpe diem", mas em plenitude tal que o mar lhes correrá nas veias, os vestirão os céus e os coroarão as estrelas... Querem conciliar em si todas as coisas, o que é o mesmo que dizer que querem Deus.

Por isso gosto tanto dos místicos e das suas experiências transempíricas... (por serem "trans" não deixam de ser empíricas, como o sublinhou João Paulo II).



Um dia destes cruzei-me com um homem de alguma idade, de cabelos e barba brancas, muito belo (não sei se verdadeiramente o era ou se foi como o vi), que passeava um cão. Ao passar por mim cumprimentou-me (enquanto o cão veio ter comigo, efusivo). Sorri-lhe. É que vinha interromper os meus pensamentos num ponto em que fazia sentido que lhe perguntasse se desdenharia caminhar ao meu lado à beira mar a passearmos os cães e a falarmos deles e do mundo, de cada um de nós e de Deus. Provavelmente, se lho propusesse, pensaria o mesmo que eu pensaria, se fosse ele a vir-mo propor.... No entanto o que pensássemos é que estaria profundamente errado, pervertido pelos "costumes dos homens", onde Traherne via e com razão a fonte de todo o mal. Ethos e mos,moris são as palavras grega e latina para "costumes"... Nada é "costume" aos olhos de Deus: cada ocorrência é única, na sua singularidade e irrepetibilidade. É talvez por isso que evito fazer uso das palavras "ética" e "moral", quando se trata apenas de me encher de Deus e de O deixar transbordar. Ou, como Maria, de conceber Deus e de O dar a nascer.

Quantas vezes, porém, eu não disse, como ela, "sim"?

Etiquetas: , , , ,