sábado, 22 de maio de 2010

"Tu me sondas e me conheces" (salmo 139)

"Tu me sondas e me conheces". Assim abre o salmo 139. O versículo 5 - "Tu me envolves por todo o lado e sobre mim colocas a Tua mão" - verbaliza a segurança que só Ele mesmo pode dar. Um cântico que o salmo inspira proclama ainda: "os meus caminhos estão em Ti". Fará sentido este plural se pensar na relação com o "outro", que me "molda" na imagem que de mim faz. Assim a via é feita de diferentes caminhos que têm em comum o Ele os envolver e sobre o caminhante colocar a Sua mão. Que dizer, então, do "caminho errado"? Será o daquele que rejeita a Sua mão? Mas não será também o daquele que, sem a rejeitar, procede como se a rejeitasse, rompendo a tríade ou nunca a chegando a conhecer? O caminho com o "outro" a que Ele se não junta como "terceiro companheiro" (de novo Emaús) será sempre um desvio. Prefiro falar em desvio do que em "caminho errado", reservando este classificador para o caminho "ínvio", o caminho que segue aquele que conscientemente O rejeita. O desvio, pelo contrário, faz parte da via, sendo a todo o momento possível a reorientação. "A Tua mão me conduz, o Teu amor me liberta", são palavras de um outro cântico entre os muitos que glosam este belíssimo salmo.