sexta-feira, 28 de outubro de 2011

mundos que se tocam na mesma atracção

Acredito que o contacto entre mundos se faz pelo pensamento (e, se tempos houve em que a questão era remetida para o domínio da para-ciência, hoje as descobertas da física quântica parecem apontar no sentido da sua aceitação e reconhecimento), não sem que a linguagem verbal seja, naturalmente, uma via privilegiada de transmissão, embora afectável por toda a espécie de ruídos.
Os anjos são fiéis mensageiros e faz todo o sentido que Traherne como tal veja os pensamentos, independentemente de a sua via de transmissão ser etérea ou fisicamente mais densa, como seja a fala e a escrita (a este respeito Traherne é omisso). Disse já que me parecia plausível que eles se encontrassem a meio caminho e comunicassem entre si e até interviessem com uma vontade própria, por via da tríade que geram e de que ao mesmo tempo nascem (ou renascem, outros), no sentido da desejada sintonia. Anjos que são, naturalmente, da natureza dos pensamentos enviados, trocados, e que assim elevam os que os enviam, trocam, ao nível a que os elevarem.
A escrita (não funcional) e, por excelência, a que substancia a poesia (ou não contemplasse ela, dele sendo feita também, o silêncio em que os anjos se encontram), de alguma forma rasga ao "outro" a "pele" que envolve o mundo próprio («a universe enclosed in skin», nas palavras de Traherne) no ponto em que o toca, rasgando-lha também. Diria, com Traherne, que a atracção que os aproxima até à tangência (poderia dizer intersecção, já que a "pele" se rompe) vem do mais profundo dos respectivos mundos (como a gravidade do centro da terra), vem do abismo que o Seu abismo atrai e que Silesius descreve como «der Abgrund der ewigen Liebe», no entendimento do Salmo 41(42):8 («abyssus abyssum invocat»).
Como se não hão-de tocar os mundos que se aproximam nesta mesma atracção?

Deixo dois epigramas de Silesius a este propósito:

1:68
Der Abgrund meines Geists rufft immer mit Geschrey
Den Abgrund GOttes an: Sag welcher tieffer sey?

5:339
Wie tief die Gottheit sey kan kein Geschöpff ergründen:
Jn ihren Abgrund muß auch Christi Seel verschwinden.