domingo, 26 de fevereiro de 2012

As tentações no deserto

Primeiro domingo da Quaresma. O Evangelho, segundo S. Marcos 1, 11-15, é extremamente sucinto no que diz respeito às "tentações no deserto". Transcrevo: «Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. E ficou no deserto quarenta dias. Era tentado por Satanás, estava entre as feras e os anjos serviam-no.» O desenvolvimento encontramo-lo em Mateus (4:1-11) e Lucas (4:1-13).
É ao que há de mais profundo em cada um de nós que a Palavra fala, directamente, sem mediações. Se o caminho até lá estiver desobstruído, se todos os ecos e ruídos forem silenciados, a compreensão tocar-nos-á. «Ter oração» é também isto, de entre as múltiplas formas que pode assumir. Pode envolver preparação - ascese - que pode do mesmo modo tomar diversas formas. A tentação coloca-se como obstáculo a vencer, seja como movimento silencioso da interioridade, seja materializando-se em palavras, e até em imagens.
Deixo um vídeo (ao gosto de Hollyhood) em que, tirando o mau gosto na caracterização de Satanás (refiro-me apenas às inoportunas gargalhadas), a  dramatização e o cenário são fiéis ao relato evangélico de Mateus e Lucas.



O passo suscita a Eric Becker esta canção:

Temptation of Christ - Desert Voice





Tentei captar a letra:

Forty days alone
Oh Spirit lead me
Father above
I need You now
Angel shepherd me
In this wilderness
Show me the way
The light of day.


Cold in the night
Oh Lord above I pray
Breathe in me
Spirit Lord
Save me
Call him alone
Thy kingdom shall be done
Desert voice,
Tempt me not
Leave me!


Spirit I am so alone
How I thirst
Feed me
Renew
Make firm my resolve
There shall be the time
Your Word is fulfilled
Call me friend
And believe.


Cold in the night
Oh Lord above I pray
Breathe in me
Spirit Lord
Save me
Call him alone
Thy kingdom shall be done
Desert voice,
Tempt me not.
Leave me!


Cold in the night
etc.