sábado, 26 de março de 2011

ordem, comunidade, elite espiritual (2): o desejo de «trabalhar na catedral»



Se o isolamento, a impressão viva de não pertença ao grupo em que me encontro tem sido uma constante na minha vida, o desejo de «trabalhar na catedral ausente» cedo se começou a delinear. Esta expressão de Rilke deparou-se-me no ensaio sobre Rodin (o texto sobre o qual ainda comecei a escrever a minha primeira dissertação, aquela que abandonei, quando foi retirada do curriculum).  Retirando a expressão do seu contexto, aplicava-a ao meu impossível desejo e o motivo - a catedral distante, submersa, em chamas, em ruínas - era uma constante nas pinturas catárticas a que me entregava nos momentos  a sós comigo, na década de 80  (coloquei aqui uma, com reminiscências ainda vivas de Antero, o poeta da minha adolescência). 
O tema de Debussy, porém, já de muito antes o privilegiava (em criança, tantas vezes pedi à minha mãe que a tocasse no piano). Vou procurar no You Tube uma interpretação que me agrade para trazer aqui.

A recapitulação, como tantas vezes o tenho dito,  «inventa», no sentido (derrideano) em que faz vir ao aqui e agora o que foi «já» (o «ainda não» que o «por vir», vindo, torna "já então"). Vejo agora que, depois da "experiência" de 1994, a ausência tem-se-me progressivamente vindo a revelar como uma forma, não menos intensa, de presença. Na verdade, a catedral esteve sempre «aí». Nunca deixei de lhe ouvir os sinos. Hoje, diria que apenas tenho de fazer silêncio em mim para os escutar no vento, na brisa suave. Mas é preciso que sopre. E dias há em que são outros os ventos e o que me trazem.