quarta-feira, 8 de setembro de 2010

dia 8 de Setembro

Hoje é o dia em que se celebra o nascimento da Virgem Maria (faz todo o sentido que tenha sido escolhido o mês de Setembro quando o Sol entra na constelação da Virgem), aquela que O acolheu em si e O pôs no mundo, aquela que incondicionalmente Lhe disse  "sim". Diria que ter-Lho sempre dito por sua inteira vontade (e não porque não tivesse outra escolha) é o que a enche de graça e que o Anjo da Anunciação verbaliza na saudação. As profecias veterotestamentárias a seu respeito, nomeadamente a sua vinda ao mundo como a Virgem que «conceberá e dará à luz um Filho chamado Emanuel» simplesmente mostram que outros modos há de ligação entre os acontecimentos para além da causalidade e da ordem cronológica.

Encontrei neste sítio um texto de que certamente me será consentido tomar um excerto e trazê-lo aqui:

«No dia 8 de Setembro de cada ano, nove meses após a Solenidade da Imaculada Conceição, a Igreja comemora o nascimento da Virgem Santa Maria. Esta Celebração foi introduzida, no Ocidente, no Séc. VII e liga-se estreitamente à vinda do Messias, como promessa, preparação e fruto da salvação. Celebremos com alegria o nascimento da Virgem.[...]
A primeira vez em que aparece Maria no Evangelho de São Mateus é no fim da genealogia de Jesus: "Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo" (1,16). Em São Lucas, aparece pela primeira vez no relato da Anunciação do Senhor. Em São Marcos e São João, só mais tarde, durante o ministério público de Seu Filho. Em todo caso, Maria só entra no Evangelho em vista de Jesus, como Mãe do Salvador. Embora se note a presença de Maria em muitas páginas dos Evangelhos, mormente de São Lucas, é tão discreta e velada a ponto de desaparecer na do Filho.

Perde-se e desaparece a vida de Maria na de Jesus. Ela viveu verdadeiramente oculta com Cristo em Deus. Viveu na sombra não só durante a infância, mas também depois, quando Mãe de Deus, até nos momentos de triunfo do Filho e até quando certa mulher, entusiasmada com a pregação de Jesus, ergueu a voz em meio à multidão gritando: "Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram!" (Lc 11,27).»

(A imagem que colhi na net está demasiado difundida para lhe encontrar a origem, por isso serei apenas mais alguém a apropriar-se dela).